O interior de qualquer estabelecimento é tão importante quanto a fachada externa. Por isso, investir na sinalização interna é fundamental para facilitar a comunicação e a circulação de pessoas dentro da sua empresa.

Convenhamos: ninguém gosta de ir em um lugar pela primeira vez e se sentir totalmente perdido, como uma “barata tonta”, andando de um lado para o outro sem encontrar o setor que precisa, certo?

Portanto, a sinalização interna evita esse tipo de situação desconfortável ao cliente e aos colaboradores. Afinal, ela otimiza o ambiente, tornando-o mais acessível e dinâmico para todas as pessoas.

Entretanto, não é só isso! A sinalização interna traz diversos benefícios para todos os tipos de negócios: seja uma escola, uma farmácia, uma concessionária, uma indústria, um mercado, uma faculdade, um hospital e muitos outros empreendimentos.

Ainda não está convencido da sua importância? Então, continue a leitura e veja por que você deve apostar na sinalização interna. Vamos lá?

Indicar promoções e vender o estoque de determinado produto

Se você quer torrar o estoque daquele produto que está sem rotatividade, gerando apenas prejuízos ao seu negócio, saiba que apostar na sinalização interna promocional é uma ideia bem interessante. Ela permite indicar as principais ofertas e chamar a atenção do público para conferir determinado produto.

Facilitar o acesso e o fluxo de clientes e colaboradores

Como vimos anteriormente, não é legal chegar em um estabelecimento e não saber para aonde ir, devido à falta de indicações. Então, a sinalização interna facilita o acesso e o fluxo de clientes e colaboradores na sua empresa. 

Além disso, precisamos considerar que se um cliente entrou na sua loja e não encontrou as informações que precisa, muito provavelmente ficará desmotivado e não recomendará a sua marca aos seus amigos, concorda?

Informar a localização exata dos produtos

Os clientes precisam encontrar facilmente as indicações de onde ficam os setores que precisa ir, bem como a localização exata dos produtos. 

Principalmente quando falamos de pontos de venda, a ambientação é extremamente importante para que o cliente se sinta confortável naquele espaço e aumente a taxa de conversão em vendas. Assim, ele passa mais tempo dentro do seu estabelecimento e se sente animado, pois encontra com facilidade aquilo que vai saciar a sua necessidade.

Promover a fidelização de consumidores

A sinalização interna otimiza a comunicação entre a sua empresa e o seu consumidor. Afinal, sabemos o quanto uma linguagem visual eficiente é importante para o desenvolvimento do negócio, correto?

Portanto, ao apostar nessa técnica você promove a fidelização dos seus clientes. Um ambiente bem organizado facilita a localização dos setores, fazendo com que os seus consumidores se sintam mais satisfeitos — consequentemente, tornam-se verdadeiros promotores do seu negócio.

Informar as categorias de produtos

O merchandising é essencial para turbinar os pontos de venda da sua empresa, pois ele melhora o destaque de produtos estratégicos. E é exatamente isso que a sinalização interna propõe: acelerar a rotatividade das mercadorias, indicando as promoções, os lançamentos e outros aspectos que atraem a atenção do seu cliente.

Promover a retenção de clientes

A sinalização interna promove a retenção de clientes. Afinal, ela deixa os ambientes mais bonitos, disseminando os valores da sua empresa e os motivando a permanecer mais tempo dentro do estabelecimento.

Isso proporciona uma ótima experiência de compra, pois o cliente percebe que a sua empresa investe em manter todos os espaços organizados. Além disso, a sinalização fortalece a identidade da sua empresa, tornando os seus objetivos mais visíveis e claros na mente dos clientes — isso promove uma interação incrível.

Trazer mais segurança para o local

Não podemos deixar de lado a segurança que a sinalização interna traz para qualquer ambiente. Afinal, você pode identificar com clareza as saídas de emergência, a localização dos extintores, quais são os ambientes perigosos e guiando as pessoas em caso de acidentes.

Embelezar o ambiente

A sinalização interna deve fazer parte do projeto de marketing da sua empresa. Assim, ela embeleza o ambiente, reforçando a identidade visual (como citamos anteriormente). 

Dessa maneira, além de todos os benefícios que já citamos aqui, você torna o ambiente mais limpo, clean, elegante e sofisticado — basta utilizar uma ótima linguagem visual estratégica.

Ah! Mas não se esqueça que é essencial seguir o padrão visual da sua empresa, está bem?

Veja algumas dicas de sinalização interna

Agora que você aprendeu os motivos pelos quais deve apostar na sinalização para a sua empresa, vamos conferir algumas dicas para não errar na escolha? Venha conosco!

  • Mantenha a identidade visual da sua marca: mantenha uma padronização em todas as placas de sinalização;
  • Aposte no melhor material: existem diversos tipos de materiais de sinalização interna. Escolha a que apresenta o melhor custo-benefício para a sua empresa;
  • Atualize a sinalização: se você trocou o logotipo da sua marca ou alguma informação de sinalização foi alterada, invista em novas placas;
  • Procure por erros ortográficos: jamais deixe uma placa exposta se ela tem erros de ortografia, gramática ou de digitação;
  • Aposte em uma empresa especializada: faça os materiais da sua empresa sempre com parceiros que sejam especialistas no assunto;
  • Não esqueça de conferir a legislação vigente: esteja sempre de acordo com a lei, principalmente quando se trata de placas de segurança. Evite complicações legais com a sua empresa. 

Confira alguns exemplos de sinalização interna de alguns de nossos clientes

Será que a sinalização interna funciona para todos os tipos de negócio?

A resposta é: SIM. 

Por isso, fique tranquilo! Seja qual for o seu nicho de mercado (ou porte da sua empresa), a sinalização interna pode ser uma excelente aliada. 

Por exemplo, aqui, na Trevisan Comunicação, atendemos diversos tipos de negócio, como:

  • Renault;
  • Shopping São José;
  • Aeroporto Afonso Pena;
  • Colégio e Faculdades Opet; e
  • Colégio Positivo.

Confira, a seguir, algumas fotos de diferentes ambientes e nichos mercadológicos para se inspirar!

Concessionária

Mercado

Farmácia

Indústria

Clínica

E aí, gostou de aprender mais sobre por que investir na sinalização interna da sua empresa? Vai apostar nessa estratégia para otimizar os seus ambientes? Que tal aprofundar os seus conhecimentos sobre essa temática? Baixe agora mesmo, de forma gratuita, o nosso e-book: guia completo sobre sinalização interna! Boa leitura!